A Top Ergonomia é uma empresa especializada na prestação de serviços em Ergonomia e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT). Fundada em 2004, tem como foco a prestação de serviços em Saúde Ocupacional à pequenas, médias e grandes empresas.
Nossa missão
“A TOP ERGONOMIA tem como missão contribuir para o avanço da área de saúde e segurança ocupacional, construindo soluções que atendam os clientes, profissionais e o conhecimento empírico/científico disponível”.
Visão
“Ser a melhor opção de serviços em saúde ocupacional”.
Portfólio de Serviços
Análise Ergonômica do Trabalho (Laudo NR 17 e Laudos Técnicos)
A Análise Ergonômica (AET) elaborada pela Top Ergonomia visa adequar a empresa às necessidades da NR 17, NR 36 e relacionar com as normas de gestão atuais como PGR/GRO.
Nossa metodologia já está adequada para atendimento ao eSocial, às quantificações de risco pelas normas ISO 11.226, 11.228 e também estabelecemos critérios de priorização de risco com base na ISO 45001.
Os laudos técnicos podem ser elaborados de maneira pontual em ações judiciais, com intuito de caracterizar ou descaracterizar o nexo causal. Por meio de metodologia própria, estabelecemos mensurações que permitem identificar com o máximo de precisão, os custos biomecânicos, organizacionais e psicossociais envolvidos na atividade de trabalho.
Ginástica Laboral
Desenvolvimento de um programa de exercícios preventivos na organização, de acordo com a realidade desta. As atividades são realizadas em setores conforme indicação técnica em estudo biomecânico funcional e de risco ergonômico. São desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada setor, variando de acordo com a realidade de cada unidade. Podem ser realizados em esquemas preparatórios, compensatórios, relaxamento, rodízio, ou demais necessários à demanda. Indicadores lógicos são gerenciados dentro do programa.
Programa de Prevenção de Riscos Ergonômicos (PPRE)
A exclusiva e inovadora metodologia de gestão em ergonomia (PPRE) elaborada pela Top Ergonomia é amparada nos sistemas de gestão atuais em Saúde e Segurança do Trabalho, tendo como base a ISO 45001 e 31000. As ações são planejadas de acordo com a Análise Ergonômica do Trabalho e quantificadas com base nas normativas ISO, NR 17 e NR 36.
Uma vez identificados e quantificados, é elaborado o plano de ação e acompanhamento das intervenções, permitindo criar um histórico de melhorias implementadas.
Ao longo de vários anos de atuação, temos condições de afirmar que implementado corretamente, o PPRE tem condições de reduzir consideravelmente o número de ações judiciais envolvendo o quesito ergonomia, diminui o número de acidentes de trabalho, permite direcionar corretamente os investimentos em SST (laudos, equipamentos, mobiliários, entre outros) e estabelece meios para uma maior conscientização e valorização da qualidade de vida.
Criação e treinamento de COERGOS
Os CoErgos (Comitês de Ergonomia) são parte importante num sistema de prevenção mais abrangente. Os CoErgos desenvolvem papel semelhante a CIPA, porém com a função de detectar e antecipar possíveis riscos ergonômicos, além de promover mudanças que atendam de imediato possíveis situações de não conformidade encontradas. A TOP ERGONOMIA capacita e oferece treinamento aos integrantes do Comitê que devem ser colaboradores da própria Empresa. Os melhores resultados são observados quando implementado em conjunto com o PPRE.
Educação e Treinamento
Uma das necessidades mais atuais em Saúde e Segurança do Trabalho é a educação continuada. Por meio de um adequado programa de capacitação e treinamento, é possível aumentar consideravelmente os escores preventivos da empresa e ampliar o escopo de qualidade de vida na empresa. Desenvolvemos ações focadas de acordo com a necessidade do cliente, desde cursos de formação básicas até treinamentos avançados em ergonomia e prevenção.
Alguns cursos desenvolvidos “in company” e para instituições parceiras:
- Curso de formação básica em ergonomia: a formação básica em ergonomia tem como objetivo apresentar ao indivíduo os conceitos e campo de atuação, para que o profissional possa iniciar seus trabalhos na área de maneira mais assertiva.
- Conteúdo programático: histórico e surgimento da ergonomia, aplicações nas empresas, modelos atuais, legislação aplicada, entendimento dos riscos ergonômicos: biomecânicos, organizacionais e psicossociais.
- Nível: básico
- Carga horária: 8 horas
- Curso de Análise Ergonômica do Trabalho: tem como objetivo o entendimento da metodologia de identificação e análise de riscos ergonômicos com base nas normativas ISO e gestão pela OHSAS 18.001:2007. No escopo da AET da Top Ergonomia, todos os perigos relacionados à ergonomia já estão organizados e direcionados para o eSocial.
- Conteúdo programático: apresentação da metodologia de AET da TOP Ergonomia, caracterização de perigos com base no eSocial, quantificação de riscos baseados na OHSAS 18.001:2007, criação do plano de ação voltado para a gestão estratégica da empresa.
- Nível: intermediário (necessário conhecimentos básicos de ergonomia)
- Carga horária: 20 horas
- Curso de avaliação de riscos pelas normas NBR ISO 11.226 e série NBR ISO 11.228: nos últimos anos a quantificação de riscos ergonômicos tem se materializado em importância fundamental para os profissionais de ergonomia, devido à subjetividade de algumas situações de trabalho. Neste curso, o profissional aprenderá como estabelecer critérios de riscos ergonômicos com base nas normas ISO.
- Conteúdo programático: apresentação das normas ISO, avaliação de posturas e do trabalho muscular estático com base na ISO 11.226, avaliação da movimentação manual de carga com base nas normas 11.228-1 (quantificação do levantamento de cargas), 11.228-2 (quantificação das sobrecargas relacionadas à empurrar/puxar) e 11.228-3 (avaliação dos riscos relacionados à repetitividade), ferramentas de análise complementares ao fechamento do diagnóstico em ergonomia.
- Nível: avançado (necessário conhecimentos básicos em ergonomia e de análise ergonômica do trabalho)