Método ROSA – Atividades Administrativas

O Método ROSA é um instrumento de mapeamento e auxílio no diagnóstico aos fatores de risco ergonômicos presentes nas atividades administrativas.

O checklist divide a avaliação da identificação das necessidades e inadequações relativas à cadeira do posto de trabalho, uso do mouse/teclado, monitor do computador, entre outros.

É um instrumento de rápida aplicação com objetivo centrado no usuário, que permite um direcionamento das ações de melhoria no posto, com base em fatores individuais ou no score geral da atividade.

As seções de análise do Método ROSA são:

  • Cadeira: ajustes, regulagens, características do assento como profundidade e altura, bem como as características do encosto e dos apoios de braços
  • Mouse e Teclado: posicionamentos corporais adotados, necessidades de posturas forçadas, características funcionais da mão e punho
  • Uso do telefone: em especial identificando padrões posturais inadequados e possíveis sobrecargas

Também são pontuadas posturas mantidas por longos período de tempo, tendo como foco a relação entre os posicionamentos corporais e a organização do trabalho.

Neste vídeo apresentamos o instrumento com um modelo de aplicação em Excel.


–> Vídeo sobre OJS (Fatores de Risco Psicossociais)

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