Método Suzanne Rodgers – Fadiga Muscular

O Método de Suzanne Rodgers (Sue Rodgers) foi publicado em 1992 com a finalidade de avaliar as sobrecargas musculoesqueléticas por segmento corporal, com base nos posicionamentos corporais e forças aplicadas.

Basicamente 3 fatores de avaliação compõem o método de Suzanne Rodgers:

  1. Intensidade: na intensidade ou nível de esforço, classificamos, de modo qualitativo, os posicionamentos corporais e forças aplicadas em 3 escores: baixo, moderado e pesado. O ergonomista pode utilizar suas observações “in loco”, em entrevistas com os trabalhadores e inclusive com uso da escala de Borg;
  2. Duração: neste item avaliamos a duração da atividade muscular em cada esforço identificado. É importante sempre destacar que tipo de esforço está sendo quantificado e se necessário estabelecer mais de uma aplicação do método na mesma situação de trabalho – caso faça sentido na sua análise;
  3. Frequência: critério que determina quantos movimentos/esforços são realizados por minuto. Com o uso de algum Software como Kinovea, por exemplo, é relativamente simples determinar o número de ações realizadas pelo trabalhador. A avaliação também pode ser feita “ao vivo”, apenas “no olho”, mas é recomendável o uso de software para determinar com precisão o número de ações realizadas.

A regra de ouro é sempre realizar uma boa avaliação qualitativa prévia, determinando exatamente em que situações/postos de trabalho deveremos empregar o método, que pode ser muito útil para avaliações direcionadas para a sobrecarga musculoesquelética por segmento corporal.

Existem muitas aplicações para o instrumento:

  • Análises ergonômicas
  • Perícias
  • Mapeamento biomecânico
  • Gestão de riscos
  • Gestão de mudanças e melhorias
  • Entre outros

A possibilidade de criar escalas de priorização com o esquema de cores empregados no diagnóstico é uma forma bem interessante de acompanhar a evolução do programa de ergonomia, permitindo demonstrar graficamente e evolução/redução dos graus de risco em cada situação.

Abaixo, temos o vídeo completo de aplicação do método com uso da planilha em excel.

======

Método Moore e Garg (RSI)

Academia do Ergonomista: https://ergonomista.alumy.com

Grupo do Telegram: https://t.me/ergonomistasdealtaperformance

Neste curso gratuito eu vou te mostrar atingir a alta performance, faturando mais de 10 mil reais por mês como consultor em ergonomia.

ARTIGOS RELACIONADOS